PARA ONDE VAI A DEMOCRACIA?

Autores

  • Nyvea Lourenço Instituto Brasiliense de Direito Publico - IDP

DOI:

https://doi.org/10.59634/2965-1204.2022.27

Palavras-chave:

Estado, , Democracia, , Estado, Democracia, Sociedade.

Resumo

O artigo analisa o Estado, a Democracia e a Sociedade, à luz de questões de Estado de Direito e de Não Direito, Democracia e seus pressupostos materiais, transformações e rearranjos. Será abordado temas como o papel da sociedade, em busca de soluções às demandas, cada vez mais complexas e ao mesmo tempo segmentadas, que exigem soluções que atendam ao equilíbrio Estado-Sociedade. O avanço em direção a uma Democracia Contemporânea com cidadãos conectados com a utilização de internet e das mídias sociais deu maior transparência às questões políticas. A indagação é: se esses espaços virtuais seriam efetivamente uma ágora eletrônica de discussão de políticas públicas? Nesse contexto, serão abordados estudos que mensuram a democracia ou princípios democráticos em alguns países que em sua Constituição dispõe serem países democráticos contudo ao pontuar os indicadores ditos de uma democracia esses, por vezes, revelam não serem democráticos. Assim, o presente texto objetiva trazer reflexões e indagações que gerem motivações ou inquietudes sobre a democracia; se há uma crise nas democracias ou uma transformação necessária para adequação às atuais demandas da sociedade. Na metodologia, o desenvolvimento do tema será utilizada a técnica de pesquisa documental e bibliográfica. Além de bibliografia utilizar-se-á legislação e artigos especializados.

Referências

BOBBIO, Norberto. Dicionário de Política. Vol 1, 3a ED.UNB, 1991

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 out. 2021.

CANOTILHO, Joaquim José Gomes. Estado de Direito. Lisboa: Gradiva, 1999. Disponível em: http://www.geocities.ws/b2centaurus/livros/c/Canotilhopdf.pdf

FRASER, Nancy. Pensando de nuevo en la esfera pública. Una contribución a la crítica de las democracias existentes. In: FRASER, Nancy. Justicia interrupta: reflexiones críticas desde la posición “postsocialista”. Traducción de Magdalena Holguín y Isabel Cristina Jaramillo. Santafé de Bogotá: Siglo del Hombre Editores, Universidad de Los Andes, Facultad de Derecho, 1997, p. 95-133.

MANIN, Bernard. As Metamorfoses do Governo Representativo. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 29, 1995, pp-5-34. Disponível em: http://anpocs.com/images/stories/RBCS/rbcs29_01.pdf

PRZEWORSKI, Adam. Crises da democracia / Adam Przeworski ; tradução Berilo Vargas -1a ed. - Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

SILVA, José Afonso. Estado Democrático de Direito. Rev. Dir. Adm. Rio de Janeiro, v. 173, jul-set. 1988. p. 15-24. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rda/article/view/45920.

SINGER, André. Estado e Democracia: uma introdução ao estudo da política / André Singer, Cícero Araujo e Leonardo Belinelli. 1a ed. - Rio de Janeiro: Zahar, 2021.

URBINATI, Nadia. Crise e Metamorfose da Democracia. Revista Brasileira de Ciências Sociais - Vol. 28 no 82, 2013

VERA-CRUZ, Eduardo. O Direito após a pandemia de COVID- 19: os binómios fundamentais. Revista da Faculdade de Direito de Lisboa (2020) 1, 187-205.

Downloads

Publicado

14-12-2022